Nesta última segunda-feira (6), a Turquia e a Síria foram atingidas por um terremoto de alta magnitudes. O fato, que já tem mais de 7 mil óbitos, deixou o mundo em alerta sobre o risco de tremores em grande escala como este.

O Brasil não está livre de ser atingido por terremotos, contudo, são de pequena escala e não se aproximam do que aconteceu nesta semana. No ano passado, foram registrados 8 tremores de terra no Rio Grande do Norte.

Terremotos no Brasil

Os terremotos registrados no Brasil são de pequena intensidade, tanto que o maior evento, dos ocorridos no Nordeste, atingiu magnitude 3.7. Apesar de ter sido sentido pela população, esse tipo de tremor tem riscos remotos de causarem danos.

Para efeito de comparação, o primeiro abalo sísmico da Turquia, no início desta semana, atingiu magnitude de 7.8 na escala Richter. Essa é uma das principais maneiras de se medir qual a intensidade de terremotos.

Riscos de terremotos de alta magnitude no Brasil

O Brasil tem uma posição privilegiada no globo terrestre, uma vez que está bem no meio de uma placa tectônica. Os grandes abalos sísmicos acontecem em áreas onde acontecem o encontro dessas massas. No país, os estados que mais tem riscos de tremores são o Rio Grande do Norte e o Ceará.

Apesar desse privilégio, o país pode sentir terremotos vindos de outras regiões, segundo o professor da USP, Marcelo Assumpção. “Podemos sentir quando algum abalo sísmico tem epicentro na região dos Andes, como o Chile, o Peru e a Colômbia, que são os países onde acontecem os maiores tremores na América do Sul”, falou.

“>Continue Lendo

By admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *