Jair Bolsonaro (PL) precisa de uma virada sobre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Minas Gerais e de um crescimento na região Nordeste para vencer as eleições. O segundo turno da disputa presidencial acontece no dia 30 deste mês e definirá o chefe do Executivo pelos próximos quatro anos. Bolsonaro teve cerca de 51 milhões de votos no primeiro turno, seis milhões a menos do que Lula. 

De acordo com o jornalista Matheus Leitão, da Veja, o resultado da pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (10) foi um balde de água fria sobre as intenções de Bolsonaro. A campanha do presidente iniciou o segundo turno buscando crescimento em Minas Gerais e no Nordeste.

A rodada do levantamento do Ipec mostra que Bolsonaro caiu de 45% para 44% da intenção de votos na região Sudeste, onde fica Minas Gerais. No Nordeste, o atual presidente se manteve com 26%. Os dados anteriores foram divulgados na semana passada.

Lula cresceu nas ruas regiões. Passou de 47% para 48% no Sudeste e de 69% para 70% no Nordeste. Na região Norte/Centro-Oeste, o atual chefe do Executivo desceu de 53% para 52%, mas Lula também diminuiu seus índices em um ponto e agora está com 42%. No Sul do país, Bolsonaro cresceu dois pontos e agora aparece com 56%. Lula se manteve com o mesmo índice da semana passada: 37%.

No primeiro turno, pesquisas do Datafolha e do Ipec erraram na porcentagem alcançada por Jair Bolsonaro. O presidente teve 43% dos votos válidos, enquanto os levantamentos apontavam, no máximo, 36% da intenção de votos para ele à véspera do pleito. Os institutos acertaram, dentro da margem de erro, os índices de Lula.

“>Continue Lendo

By admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *