O Ministério da Saúde comunicou, nesta terça-feira, 16 de novembro, que toda a população brasileira acima de 18 anos vai receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Além disso, outro detalhe importante é a redução do intervalo, que passará de seis para cinco meses após a segunda dose.

A recomendação feita pelo governo federal anteriormente era de aplicar a dose de reforço do imunizante apenas para os profissionais de saúde, idosos e pessoas com imunidade baixa. Marcelo Queiroga, atual ministro da Saúde, disse que a vacina que será usada para o reforço preferencialmente é a Pfizer, mesmo para aqueles imunizados com esse fabricante.

No entanto, ele deixou claro que, caso não esteja disponível a Pfizer, outro imunizante poderá ser usado na aplicação. Para as pessoas vacinadas com a Janssen, a segunda dose vai estar disponível após pelo menos dois meses da primeira dose e o reforço cinco meses depois, preferencialmente de outro fabricante. Quando a Janssen começou a ser usado a recomendação era de que fosse uma vacina de dose única, porém já se sabe hoje em dia da necessidade da proteção adicional.

Com essa mudança feita na recomendação da imunização, o governo aguarda mais de 15 milhões de brasileiros para o reforço ainda este ano. Portanto, quem já atender aos novos critérios, já pode procurar os postos de imunização. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi consultada pelo governo antes de tomar a decisão de mudar a forma de vacinação.

Um comunicado da Anvisa informou que apenas a Pfizer fez a solicitação para alterar o esquema de vacinação previsto na bula. Marcelo Queiroga ainda não divulgou o cronograma de entrega dos imunizantes, mas garante que existe quantidade suficiente para o próximo ano. Ele ressaltou a importância de buscar a dose de reforço assim que for autorizado para a faixa etária, pois já está cientificamente comprovado que dessa forma aumenta a proteção contra a Covid-19.

“>Continue Lendo

By admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *